sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Conferência Municipal do PCdoB de Remanso


No dia 14 de outubro aconteceu a Conferência Municipal do PCdoB de Remanso no auditório da Escola Girassol. Durante o evento aconteceram debates e a aprovação do texto base para a Conferência Estadual, que acontecerá neste sábado e domingo, 05 e 06/11, no Hotel Fiesta, em Salvador; eleição da nova direção municipal para o próximo biênio, 2011/2013; e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.
Vavá Costa presidente do PCdoB - Remanso

A Conferência iniciou-se com as boas vindas do Presidente do PCdoB de Remanso, Vavá Costa, que saudou os convidados e filiados novos e antigos. Vavá falou dos objetivos e da importância da Conferência Municipal; fez um balanço das ações políticas do Comitê Municipal e as razões para o rompimento com o governo municipal; da importância da filiação de Marcos Palmeira, dos resultados positivos nas eleições de 2010, onde o PCdoB foi o grande vencedor, junto com Wagner e Dilma; destacou o crescimento do Partido e a filiação do vice-prefeito Hugo Régis e outras lideranças vindas do PT; a filiação da presidenta Mírian do Sindserv; a filiação de pré-candidatos a vereador. Falou ainda da participação nas ações governamentais (Luz para todos, projetos rurais, projetos culturais, etc) e da articulação da frente política de oposição.
Marcos Palmeira fala aos conferencistas.
O vice-prefeito Hugo Régis fala da sua vinda para o PCdoB

 Depois das falações iniciais, a assembléia foi dividida em quatro Grupos Temáticos de Discussão. O primeiro grupo discutiu conjuntura nacional e internacional; a crise do capitalismo e a instabilidade internacional (o neoliberalismo e a financeirização da economia internacional); os países em desenvolvimento (BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); China - bipolaridade com os EUA; os velhos métodos belicistas imperialistas adotados por Barack Obama; América Latina e as conquistas dos governos populares e democráticos em vários países: Venezuela, Brasil, Bolívia, Uruguai, Argentina, Paraguai e Perú; Brasil: avanços e possibilidades: vitória de Lula em 2002; reestruturação do Estado; políticas sociais; política externa multilateral priorizando a América Latina; aprofundamento da democracia; eleição de Dilma; riscos no processo de mudanças, fisiologismo e corrupção. Juros altos; Proposta: Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.
O segundo grupo discutiu estrutura econômica-social e Conjuntura Estadual. Proposta: ampliar a influência e participação das esquerdas no rumo do governo Wagner. O terceiro grupo: Projeto eleitoral 2012 do PCdoB; lançar candidatos a Prefeito e vereadores em todos os municípios que estiver legalizado. O quarto grupo discutiu as questões do Partido: Fortalecer o PCdoB nos movimentos sociais; CTB, FETAG, UJS, UBM, UNEGRO; maior atenção à luta de ideias e as diferenças ideológicas; estruturação da base do PCdoB, regularização do funcionamento, formação política e militância, bem como a defesa do socialismo, divulgar e fazer o Partido crescer.

O camarada Coleto no seu grupo de discussão.


A última parte da conferência foi dedicada à eleição da nova direção municipal e dos delegados ao Congresso Estadual, além de definir as contribuições financeiras nacional e para o comitê local. A nova direção ficou assim constituída:

Um comentário:

  1. Surge um Grupo que tem compromisso com a população remansense!!!
    Parabéns a todos!!!!

    ResponderExcluir