sexta-feira, 13 de maio de 2011

SAET REALIZA CAPACITAÇÃO DE ACS EM CASA NOVA

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em comunidades atendidas pelo projeto de cisternas da SAET – Sociedade de Ações Educativas Sociais e Tecnológicas – no município de Casa Nova, tiveram a oportunidade de conhecer os procedimentos que devem ser feitos para manter a qualidade da água da cisterna e melhorar a saúde da família. A capacitação realizada em dois dias (11 e 12) tem o objetivo de preparar os agentes para acompanhar o tratamento que as famílias dão a água das cisternas. De acordo com o coordenador do Projeto Cisternas na SAET Mauro Macêdo, “o ACS tem uma relação quase familiar. Além disso, tem a facilidade de fazer um acompanhamento da utilização da água da cisterna.
Prevenção – As cisternas, quando utilizadas da maneira correta ajudam a prevenir doenças que são transmissíveis pela água. Segundo a ACS Nona da Silva, na comunidade de Jibóia “apenas uma casa não tem cisterna”. Ela diz que os conhecimentos adquiridos no curso deverão auxiliar em seu trabalho para que “o número de casos de doenças seja menor”. Ela relata ainda que as famílias atendidas por programas de cisternas “dificilmente têm algum problema de saúde”, garante a ACS.
A qualidade da água depende de alguns cuidados, como por exemplo, pintar a cisterna e não colocar no reservatório água advinda de barragens, barreiros, tanques etc. Antônio Marcos, ACS na comunidade de Vereda dos Potes revela que “a maioria das famílias sempre zela da água”. Para Lenita Alves, enfermeira instrutora do PACS (Programa de Agente Comunitários de Saúde) em Casa Nova, “os ACS são o elo entre as famílias e a Secretaria de Saúde. É o agente que vai levar a informação e através dessa informação será trabalhada a prevenção de doenças”, explica.

Fonte: Geraldo José

Nenhum comentário:

Postar um comentário