segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Entrevista Exclusiva com Marcos Palmeira


REMANSO 65 - Como você vê a atual situação política de Remanso?

MARCOS PALMEIRA - É uma situação bem diferente da realidade de 2008, porque 2010 foi um ano eleitoral que constatou um forte desejo de mudanças na comunidade remansense. O posicionamento das forças políticas locais em relação a disputa para governador , presidente e deputados, fez com que a população previamente demonstrasse o caminho que irá tomar nas eleições municipais de 2012.

REMANSO 65 - Você pode explicar melhor isso?

MARCOS PALMEIRA - É que nestas eleições de 2010 houve uma polarização na disputa. A maioria do eleitorado remansense votou com os olhos direcionados para as eleições municipais de 2012 . Ou acompanhou candidatos apoiados pelo Prefeito, ou votou nos candidatos apoiados pela oposição local. E veja que a oposição saiu na dianteira com 3.807 votos para o deputado federal Edson Pimenta, apoiado por nosso grupo e pelo PCdoB, enquanto que o deputado apoiado pelo atual prefeito, obteve apenas 3.200 votos.

REMANSO 65 - Mas houve outros fatores que influenciaram nesta decisão do povo?
MARCOS PALMEIRA - Claro que sim. Mas sempre envolvendo o posicionamento do atual prefeito. Veja que o prefeito apoiou os candidatos da elites, votando em Serra e Geddel, enquanto a quase totalidade do eleitorado de Remanso acompanhou Wagner e Dilma, que eram os candidatos do time de Lula e que nós apoiamos. Assim, o prefeito, de certo modo, ficou mal visto, porque praticamente tudo que ele diz que realizou em Remanso, na verdade são obras e projetos sociais que vieram do governo Lula e Wagner, e a população sabia disso. E como recompensa a Lula e Wagner, o prefeito tentou derrota-los . Nós, do lado de cá, junto com o povo, queríamos a continuidade das mudanças na Bahia e no Brasil, por isso apoiamos o time de Lula, com a reeleição de Wagner e a grande vitória da Presidente Dilma.

REMANSO 65 - E o Edson Pimenta?
MARCOS PALMEIRA - O Pimenta saiu vitoriosissimo, como deputado federal, eleito com 105 mil votos. Mas a votação dele em Remanso foi o que mais nos deixou contentes. Porque o Pimenta trabalhou muito pela comunidade de Remanso, apesar de nunca ter sido votado antes aqui. Trouxe o programa de alfabetização de adultos, o TOPA , conseguiu no Luz Para Todos a aprovação de vários projetos de energia para as nossas comunidades rurais. Conseguiu também a construção da Ponte do Curral de Ramos, na região da Maravilha. Conseguiu a perfuração de 12 poços artesianos, o projeto Juventude Cidadã, entre outras ações. Isso tudo, graças ao prestigio que ele tem no governo Wagner e o compromisso que ele tem com o nosso povo. Agora, já depois de eleito, já mandou um trator novo , que já está arando as terras dos produtores rurais de Remanso. O Pimenta é um deputado de compromisso, por isso ele agora vai trabalhar muito mais pela nossa comunidade. Após tomar posse em Brasília, ele virá a Remanso, onde iremos apresentar as demandas de nossas comunidades.


REMANSO 65 - E este novo cenário político de Remanso, após as eleições?
MARCOS PALMEIRA - Acho que é como o nosso povo vê. O prefeito está hoje numa situação de desgaste perante a população e de isolamento político.Ele conseguiu se reeleger em 2008 , com metade dos votos do eleitorado, porque a oposição se dividiu, e logo após ser reeleito, não deu mais atenção a população. Ele que já não era bom no atendimento ao povo, agora está pior e não atende a quase ninguém. Isso tem gerado uma crescente decepção e até indignação no povo. Por outro lado, o prefeito sofreu uma derrota fulminante. Porque os candidatos que ele apoiou foram derrotados nas urnas - presidente, governador, senador, deputado federal, só conseguindo eleger o deputado estadual e este mesmo é oposição ao governador. Assim, fica difícil dele fazer interlocução com os governos do Estado e Federal, de onde antes vinham os investimentos. Porque com recursos próprios da Prefeitura, ele não tem quase realizações.

REMANSO 65 - Mas você será candidato a prefeito em 2012?
MARCOS PALMEIRA - Se Deus quiser, sou candidatíssimo. Isso por alguns motivos. Primeiro, porque fui candidato na eleição passada, sem o mínimo de estrutura e sem uma base política consolidada, mesmo assim tive significativo apoio da população, com mais de 3 mil votos. Isso, por si só, já me coloca no compromisso de honrar a confiança daqueles que me acompanharam. Outra razão é o meu ingresso no PC do B, que garantiu um fortalecimento maior do meu nome no eleitorado e garantiu uma importante articulação com lideranças políticas estaduais e nacionais que integram a base dos governos Wagner e Dilma. Uma terceira razão é o dia-a-dia que estou vivendo, recebendo diariamente lideranças, famílias, jovens, declarando apoio a minha futura candidatura, que me incentiva e me responsabiliza para concorrer a próxima eleição municipal. Por isso mesmo estamos trabalhando para construir uma frente política de oposição com compromissos pelas mudanças em Remanso, capaz de garantir a vitória e um governo voltado para as reais necessidades da população, principalmente para os que mais precisam de apoio do Poder Publico.

REMANSO 65 - Como você entende que deve ser um prefeito, num município como Remanso?
MARCOS PALMEIRA - Um prefeito não deve ser apenas uma espécie de gerente da cidade. Evidentemente, que a luz no poste, a limpeza, o calçamento de ruas, construção de praças, quadras de esportes, são ações indispensáveis pra qualquer gestão de Prefeitura. Mas um prefeito deve estar também convencido de que o município é feito por pessoas, por famílias, que precisam viver dignamente, tendo o que comer, onde trabalhar, ter uma profissão, ganhar dinheiro, crescer e se desenvolver. Infelizmente hoje não temos investimentos do Poder Publico voltados para a geração de renda, o fortalecimento da agricultura familiar, a produção de mel, caprinos, cereais, agricultura irrigada, etc... A Prefeitura tem que reconhecer que é o maior cliente de produtos alimentícios e que pode comprar a quem produz aqui mesmo, para gerar renda para centenas de produtores e fortalecer a economia local. Por exemplo, o leite de vaca ou de cabra pode ser comprado para a merenda escolar e para as famílias carentes. Assim como outros produtos, a carne de bode, a mandioca, o pescado, etc.Claro que precisa de casas de beneficiamento destes produtos com qualidade. Mas a própria Prefeitura pode tomar a frente, buscar parcerias e fazer . È melhor do que comprar produtos de fabricados em outros estados, quando grande parte do dinheiro sai do município e outra parte fica no lucro de dois ou três comerciantes, como a gente vê hoje. Aliás, os produtos que tiver que comprar no comércio tem que ser a diversos comerciantes. Por que nas licitações só concorrem os mesmos, só dois ou três?. No setor da agricultura irrigada, não temos nenhuma ação ou projeto que invista em irrigação. Frutas e verduras vem de Juazeiro, porque não temos nenhuma iniciativa neste setor em Remanso. O pessoal que trabalha em regime familiar, como as pequenas fabricas de fundo de quintal, também precisam de apoio. Evidentemente que qualquer projeto de desenvolvimento sustentável, é preciso investir em capacitação dos envolvidos, em infra-estrutura e no processo produtivo, porque do contrario, não terá resultados positivos.
Outra coisa é que uma prefeitura tem que dar assistência aos necessitados. Um prefeito tem que manter o seu gabinete aberto ao povo. São carências diversas que precisam de ajudas do poder publico. Por isso eu digo que prefeito não pode ser um gerentão. Tem que ser sensível as dificuldades humanas. Tem que se doar para ser digno de ser prefeito.

REMANSO 65 - E a Educação?
MARCOS PALMEIRA - A educação é o setor mais importante. Temos que considerar o professor, a criança ,o jovem e os pais. O futuro de qualquer sociedade depende de como se cuida da criança e do jovem hoje. O professor precisa de oportunidades para se reciclar em cursos de capacitação e precisa de salários condizentes com a função trabalhosa que exerce. Isso resulta em melhor qualidade no ensino. Mas é preciso também criar um ambiente escolar favorável e estimulante, integrando com projetos esportivos e culturais. Um caminho para a educação integral. O jovem quer também cursos profissionalizantes, o jovem quer se preparar para o mercado de trabalho. Quer também Universidade publica presencial. Seja na área de pedagogia, saúde, informática, de administração, de comercio, agricultura. Ele quer se profissionalizar e trabalhar. Senão ele vai embora, engrossar as levas de jovens para as grandes cidades. Se não tiver ações neste sentido, no setor de educação, Remanso vai ficar difícil pra morar. Porque aumentam os índices de violência e marginalidade e se for cuidar só depois fica muito complicado, porque o crime é a instância mais cruel do ser humano e difícil de debelar. Fico triste em ver que a Biblioteca Municipal está há vários anos entregue aos morcegos, não temos um Centro Cultural... Sabemos que a Biblioteca vai receber livros e computadores pelo Governo do Estado, através de um encaminhamento feito pelo Vavá Costa, mesmo estando fora da Prefeitura . Mas eu pergunto: quanto custa pra uma Prefeitura comprar livros e equipar uma Biblioteca do Município para atender a juventude estudantil?

REMANSO 65 - Mas uma Prefeitura tem capacidade financeira para tantos investimentos?
MARCOS PALMEIRA - Muitas coisas podem ser bancadas com recursos próprios da Prefeitura. È só uma questão de gestão e de prioridades. Entretanto, outros investimentos maiores, principalmente na área de infra-estrutura, geração de renda, moradia, etc, precisam de parcerias com os governos estadual e federal. Mas é também responsabilidade do prefeito buscar estas parcerias. Só que uma gestão destas não pode ser feita ao acaso. Não se admite mais governar uma prefeitura sem o mínimo de planejamento. Por exemplo, a zona rural tem poços artesianos, barragens e barreiros. È preciso fazer um levantamento d o que se tem e o que precisa, seja equipar o poço, reformar a barragem ou fazer aguadas, elaborar um plano e buscar as parcerias para atender estas demandas. Não se pode fazer uma boa gestão na base do improviso. Aliás, a Prefeitura tem que ter programas próprios pra atender a população carente , a juventude, a criança, etc, senão fica trabalhando no avulso como a gente vê, sem maiores resultados.

REMANSO 65 - Com essa visão você acha que um governo pode dar certo.
MARCOS PALMEIRA - Claro. O objetivo maior de um governo deve ser melhorar a vida das pessoas. Então, qualquer ação tem que ter essa finalidade. Por exemplo, Se você investe numa quadra de esportes,ou qualquer equipamento esportivo, você tem investir também nas atividades esportivas que são feitas pelas pessoas, principalmente jovens e crianças, dando apoio técnico e material, médico, reforço alimentar e eventos esportivos, sejam escolares ou comunitários . Até mesmo se você faz uma festa publica, como um São João ou outra, você tem que ter em vista, alem da diversão, a geração de renda para as pessoas envolvidas, os músicos locais, os barraqueiros, os grupos culturais, aluguel de equipamentos, quanto mais gente participar ganhando é melhor, ou seja, investir nas pessoas daqui, para fortalecer a economia local. Se não for assim, o dinheiro vai todo pra fora, empobrecendo o município. Na verdade, o dinheiro da Prefeitura é para o beneficio do povo do município, e olhe que precisa também prestar contas ao povo do quanto gasta e onde gasta. Tem que ter transparência com os recursos públicos. Uma Prefeitura tem que estar de braços dados com o povo, e não como a gente vê, a Prefeitura de um lado e o povo do outro. Remanso é um lugar bonito e bom de se morar, mas não cresce há mais de 10 anos. Basta você olhar as estatísticas do novo censo do IBGE. Até a população é a mesma de antes. Qual é o problema, então?.Remanso tem que se impor como cidade pólo na micro-região. Tem que ter uma economia forte, comercio forte, distribuição de renda. Tem que enfrentar o desafio pelo desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Conheço o Marcos Palmeira , advogado( Excelente) espero que se ganhar não faça como os demais políticos dessa cidade. Boa Sorte!!

    ResponderExcluir