segunda-feira, 11 de abril de 2011

GOVERNO AMPLIA COTAS DO PROGRAMA GARANTIA-SAFRA NA BAHIA

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, assinaram nesta sexta-feira (8/4), em Salvador, a ampliação das cotas do Programa Garantia-Safra. A medida amplia o número de segurados em 56 mil trabalhadores, garantindo renda para mais de 121 mil agricultores familiares em caso de perda da safra 2010/2011. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) será de R$ 77 milhões, com contrapartida de R$ 6,3 milhões do Governo da Bahia.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário lembrou que os valores garantidos são altos e vão para agricultores da faixa de renda mais pobre, que vivem no semiárido. “É um exemplo da parceria dos governos federal e estadual garantindo a sustentabilidade da agricultura familiar e incrementando o consumo e mercado na região”, afirmou Florence.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura na Bahia (Fetag-BA), Cláudio Bastos, o aumento nas cotas do Garantia-safra é muito importante, mas é preciso muito mais que isso para melhorar as condições de vida dos agricultores familiar do estado. “Qualquer aumento de recursos em políticas públicas de inclusão para a agricultura familiar é muito importante e ajuda a agricultura, mas ainda não resolve o problema. Não deixa de ser um incentivo para o trabalhador se manter no campo até ele poder se manter com sua produção, mas é preciso um investimento mais direto nas políticas públicas, através da facilitação do crédito, assistência técnica contínua e desenvolvimento de um modelo de educação voltado para o campo”, argumenta Bastos.
“A presidenta Dilma Rousseff assumiu como grande desafio acabar com a pobreza extrema e grande parte desta pobreza está no campo. Tem os trabalhadores que têm acesso a terra em precárias condições de produzir e tem aqueles trabalhadores que precisam ter acesso á terra. Então, o Garantia-safra é apenas uma pequena parte do que precisa ser feito pelo governo federal e estadual para garantir que realmente haja uma inclusão social no Brasil. Hoje e a agricultura familiar tem uma importância fundamental, pois, apesar de enfrentar todas as dificuldades representa 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. E o Garantia-safra só não resolve o problema”, ressalta o presidente da Fetag Bahia

Fonte: Vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário