quarta-feira, 18 de maio de 2011

PACTO PELA EDUCAÇÃO CAPACITA EDUCADORES DE 200 MUNICÍPIOS BAIANOS

O programa Pacto pela Educação – Todos pela Escola iniciou nesta quarta-feira (18/5) a capacitação de representantes de, aproximadamente, 200 municípios para atuação como multiplicadores na formação de professores das séries iniciais. O objetivo da ação é garantir a qualidade do ensino nos municípios, assegurando o compromisso de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.
A capacitação, que continua até esta sexta-feira (20), faz parte do 1º Ciclo de Formação do programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O secretário Osvaldo Barreto e o coordenador-geral do Pacto pela Educação, Clóvis Caribé, estiveram presentes no evento. As atividades são coordenadas pelas especialistas em alfabetização da Universidade Federal do Ceará, Amália Simonetti e Maria Cílvia Farias.
“Este é um movimento que deve marcar a história da educação baiana. Quando falamos no Pacto, falamos da integração entre as redes e sistemas públicos de ensino, em regime de colaboração, para garantir aos nossos estudantes o direito de aprender. Queremos que a educação do nosso estado orgulhe a todos nós”, destacou o secretário.
Coordenadora pedagógica de Livramento de Nossa Senhora, Wanda Cardoso Meira disse que a proposta do Pacto atende uma demanda do município. “Temos muitas escolas na zona rural e nem sempre encontramos o profissional com o perfil adequado para a alfabetização. A capacitação dos professores nos deixa otimistas em relação à melhoria da qualidade da educação nessas áreas”. Em Livramento de Nossa Senhora, há 95 escolas municipais - incluindo seis creches –, onde se distribuem 6.265 alunos e 511 professores.
Também está na pauta da capacitação o debate sobre o processo de avaliação externa e a proposta do Pacto para as classes de alfabetização, além do programa de formação continuada e acompanhamento aos multiplicadores municipais e professores alfabetizadores.

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário